segunda-feira, 9 de junho de 2008

O Tratamento

07 de junho de 2008

O Desafio Jovem tem como principal objetivo reintegrar os seus pacientes internos às atividades habituais do ser humano. O principal interesse deve partir do próprio paciente que exerce consciência sobre suas próprias vontades e tem a decisão de se libertar do vicio das drogas e/ou alcoolismo.

O tratamento dos internos é de aproximadamente nove meses. Eles não têm contato direto com a sociedade, ou seja, é permitida apenas uma visita ao mês à casa de seus familiares. Durante a internação é feito um acompanhamento diário por Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Coordenadores, Educadores Cristãos, Professores de Música, Instrutores Físicos e um grupo de monitores que trabalham as cinco áreas do saber: Área física, Área Psicológica, Área Espiritual, Área Social, Área Cognitiva.

A instituição trabalha intensamente para a desintoxicação do paciente. A saúde corporal é fundamental para a recuperação, e as atividades físicas (futebol, recreação, vôlei, corrida...) são parte do tratamento. A psicologia acompanha os pacientes e seus familiares. Os internos expõem seus conflitos, suas necessidades, seus medos. Os familiares entendem como agir da forma correta para auxiliar no tratamento e desenvolvem formas para reintegrar o jovem à sociedade.

O acompanhamento espiritual mostra a importância do amor de Deus, o objetivo que Ele tem na vida de cada um. O exercício da fé desperta o desejo de continuar contra o vício e desperta uma atitude positiva na vida de cada paciente. A instituição, aos poucos, reintegra o paciente para a vida em sociedade. São programados alguns passeios, atividades extras, visitas domiciliares para o convívio direto com o social.

A Secretaria de Educação do Ceará, em parceria com o desafio jovem, acompanha os internos e pacientes do tratamento ambulatorial para a conclusão dos estudos. O acompanhamento estudantil do ensino fundamental e médio é realizado através de supletivos. O paciente conclui o tratamento com outras perspectivas para seu futuro e novos valores para o convívio social.


Nenhum comentário: