segunda-feira, 9 de junho de 2008

Objetivos do Desafio Jovem do Ceará

08 de junho de 2008



O Desafio Jovem do Ceará é um exemplo de força e superação. Uma amostra de boa vontade e garra daqueles que buscam e defendem um mundo sem drogas. Os objetivos são incontáveis, mas a fé, a união e a força com que lutam para conquistá-los tornam esses objetivos mais alcançáveis. O projeto não objetiva apenas desintoxicar e ressocializar os internos. A prevenção é um de seus objetivos. Em suas programações, o Desafio Jovem do Ceará conta com atividades voltadas para jovens e crianças. A instituição quer mostrar para eles que a vida pode ser “um barato” sem o uso de drogas ou álcool.

Além de tratar dos recuperandos, o Desafio dá apoio às famílias. Essa instituição entende a dependência química como uma doença crônica e sem cura. Estar perto e dar assistência aos familiares é uma forma de ajudá-los a conviver com o vício dos dependentes. O Desafio acredita que a internação deve ser voluntária e que a cura só dura enquanto houver abstinência.

Como está no nome e na origem, a instituição convive com desafios e metas que devem ser superadas a cada novo dia. Existem valores a serem respeitados. O Desafio quer provar que a sobriedade é possível, que se deve respeito à diversidade e a individualidade. Cada interno precisa de compromisso social. Eles devem viver em comunidade, precisam valorizar a ética, a prática democrática e a construção coletiva. Esse conjunto de atitudes resulta no equilíbrio da organização e o mais importante de todos os valores é a fé em Cristo. O Desafio Jovem do Ceará tem o objetivo de transformar os dependentes químicos em pessoas saudáveis, que amam a si próprios; recuperar a auto-estima daqueles que já não tem em que ou em quem acreditar.

Segundo Verbena Sandy, coordenadora de ambulatório do Desafio Jovem, a instituição busca alcançar esses objetivos através da maior divulgação do projeto, com parceria feita com a Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC) que garante educação aos internos e de políticas públicas junto com parlamentares que discutem um projeto de lei para a regulamentação do consumo do álcool. O Desafio acredita que o álcool, muitas vezes, é a porta de entrada para o consumo de drogas mais pesadas.

O maior objetivo, no entanto, dessa instituição que tem o poder e a missão de transformar pessoas é provar que se pode ter uma vida plena sem o uso de drogas; é mostrar para a sociedade e para os próprios internos que se pode chegar a qualquer lugar quando se tem como base a fé em Cristo; é, enfim, provar que um dependente químico pode voltar a ser uma pessoa saudável, sem medo, sem drogas e com amor à vida.

Nenhum comentário: