segunda-feira, 9 de junho de 2008

Núcleos de Tratamento

07 de junho de 2008



O projeto Desafio Jovem oferece, como parte do tratamento, dois núcleos que são responsáveis por complementarem a restituição dos jovens dependentes químicos e/ou alcoolistas. Os dois núcleos são os chamados: Núcleo ambulatorial e Núcleo internato.

O Núcleo de Tratamento ambulatorial é uma alternativa para os usuários de comprometimento leve. Neste núcleo, o dependente ou alcoolista participa de atendimentos individuais semanais nas áreas de Psicologia (Psicoterapia), de Serviço Social e de Orientação Cristã, de Grupos nas áreas de Terapia Ocupacional e em Grupos Temáticos sobre o cotidiano da recuperação. Nesse processo de tratamento, a família também é envolvida.

O Núcleo de Tratamento internato é composto por uma equipe interdisciplinar que realiza acompanhamento de 24 horas com os internos. Esse regime de internamento é exclusivo para homens, maiores de 16 anos, que permanecem um período de sete meses podendo se estender até nove meses, dependendo da avaliação da equipe técnica responsável. Nesse período de internamento é apresentada uma proposta de mudança de interesses.

O tratamento interno é constituído por grupos terapêuticos, terapia ocupacional, esporte, recreação, aulas de canto e aulas de violão e acompanhamento espiritual. Esse cronograma deve ser rigorosamente respeitado, pois é uma forma de promover a mudança de estilo de vida e a aquisição de valores por parte dos jovens que estão em tratamento. A família, por sua vez, também recebe auxílio. De acordo com a equipe técnica do internato, a família é co-dependente e também precisa de tratamento. Dessa forma, o grupo de apoio à família acontece quinzenalmente, abordando assuntos referentes às doenças familiares.

Nenhum comentário: