segunda-feira, 9 de junho de 2008

Desafio Jovem do Ceará

09 de junho de 2008


Este trabalho foi feito com o objetivo de informar ao público interessado nos serviços prestados pela instituição Desafio Jovem, a qual tenta promover a conscientização sobre as drogas e seus males e tratar usuários e familiares que vivenciam esta problemática. Por meio deste blog, o público externo da Instituição poderá conhecer melhor o trabalho que é desenvolvido e como funcionam os programas de prevenção às drogas e os tratamentos oferecidos aos jovens que estão envolvidos no vício.


Leia, agora, um pouco da história da Instituição:


(Dr. Silas Munguba)


O Desafio Jovem é uma instituição evangélica de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por objeto o trabalho de Prevenção ao uso indevido de drogas e a recuperação física, psicológica e espiritual do dependente químico e alcoolista, bem como a sua reintegração social, sem distinção de raça, condição social, política ou denominação religiosa.

A Instituição foi criada em 1975 pelo Dr. Silas Munguba (foto) e pelo esmpresário João Furtado. A idéia surgiu depois que o Dr. Silas viu, em uma notícia, que 1 bilhão de jovens estava fazendo uso de drogas. Impactado com a grandiosidade dos números, resolveu estudar o assunto, começando, depois, a ministrar palestras em igrejas e escolas da cidade e por todo o Brasil com o objetivo de alertar os jovens sobre o perigo que representava as drogas.

Assim, o Dr. Silas Munguba inspirou-se no trabalho missionário do Pastor David Wilkerson, que fundou em Brasília a primeira instituição do gênero e fundou no Estado do Ceará o projeto Desafio Jovem. Desde então, essa instituição trabalha em favor dos jovens em busca de libertação das drogas. Para tanto, conta com uma equipe formada por dezenas de profissionais que se revezam 24 horas por dia, prestando auxílio aos internos e externos e às suas famílias. A equipe é formada por Capelão, Orientadores Cristãos, Assistentes Sociais, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e Professores.

O Desafio Jovem tem como público alvo pessoas do sexo masculino, a partir de 16 anos, que não tenham deficiência mental e que desejem voluntariamente o tratamento, através do núcleo de internamento. No núcleo ambulatorial jovens de ambos os sexos, a partir de 11 anos, podem freqüentar e o acompanhamento familiar é permitido tanto no setor de internamento quanto no ambulatorial.

Nenhum comentário: